Festival do Japão

[Festival do Japão] Experimente a culinária típica de Kyushu no 19º Festival do Japão!

Nos dias 08, 09 e 10 de julho, acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center a 19ª edição do Festival do Japão – o maior e melhor festival de cultura japonesa do mundo! O tradicional evento traz todos os anos um pedacinho do Japão para o Brasil, reunindo arte, entretenimento, cultura e gastronomia. E para quem é fã da culinária japonesa, o Festival do Japão é um prato cheio: as comidas típicas de cada província poderão ser encontradas nos 53 estandes do evento!

Kyushu é a ilha mais ao sul do arquipélago japonês, a terceira em extensão territorial e compreende sete províncias: Fukuoka, Miyazaki, Saga, Oita, Kumamoto, Nagasaki e Kagoshima, além da ilha de Okinawa. É dessa região que vêm alguns dos pratos japoneses mais exóticos do país, que você encontra no 19º Festival do Japão!

O cardápio de Fukuoka trará ao Festival yakizakana – peixe grelhado que faz parte do típico café da manhã japonês – e temaki.

Em Miyazaki, o público poderá provar o chikin nanban – espeto de frango – e o umeboshi – conserva de ameixa, muito utilizada em diversos pratos japoneses. Para acompanhar, poderá experimentar o amazake (bebida doce à base de sake) ou pedir o tradicional café.

A província de Saga oferecerá pastel e uma das invenções na culinária japonesa mais populares entre os brasileiros: o tempurá de sorvete. A sobremesa é uma combinação entre a massa frita do tempurá japonês com o recheio de sorvete de creme.

Oita terá o dango-jiru – sopa de missô ou shoyu com macarrão, vegetais e carne –, tori meshi (risoto de frango), gyuu tataki (carne levemente grelhada), cogumelo shiitake seco, hoshigaki (caqui seco) e habucha (chá).

Kumamoto trará para o Festival o karashi renkon, prato típico da província que consiste em raiz de lótus empanada recheada com mostarda picante japonesa. Outras opções do cardápio são o kimpirá renkon – raiz de lótus em fatias fritas no óleo de gergelim e pimenta –, e kuma burguer – e, de sobremesa, choux cream – massa de éclair recheada com creme –, brigadeiro de matchá (chá verde) e ikinari dango – pão doce cozido no vapor e recheado com um pedaço de batata doce e anko (pasta doce de feijão vermelho ou tipo azuki).

De Nagasaki, o público poderá experimentar sua versão do macarrão com caldo quente, o Nagasaki Champon, e o gyoza, uma espécie de bolinho de massa (cozido ou frito) recheado com vegetais e/ou carne de porco.

Kagoshima, a província localizada no extremo sul de Kyushu, traz o sabor de sua terra no satsuma age – massa de peixe prensada e frita – e no karukan manju – doce típico da região. Quem visitar o estande também encontrará espetinhos, shimeji (cogumelo – pacote), oniguiri (bolinho de arroz) e cebolinha em maço.

A ilha de Okinawa oferecerá muitas opções aos visitantes do Festival: para representar a região, haverá o Okinawa sobá – macarrão com caldo quente ao estilo de Okinawa – dividindo espaço com os tradicionais yakisoba, gyoza, temaki e hot roll (sushi frito). Também poderão ser encontrados pastéis, sata andagi (bolinho doce frito típico) e shimeji batayaki – cogumelos na manteiga.

Gostou dos cardápios? Não perca a oportunidade de experimentar essas delícias no 19º Festival do Japão! Dias 8, 9 e 10 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center!

Tags: , , , , , , , ,