Festival do Japão

[Festival do Japão] Região de Chubu oferece sabores típicos variados no FJ2016

Nos dias 08, 09 e 10 de julho, acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center a 19ª edição do Festival do Japão – o maior e melhor festival de cultura japonesa do mundo! O tradicional evento traz todos os anos um pedacinho do Japão para o Brasil, reunindo arte, entretenimento, cultura e gastronomia. E para quem é fã da culinária japonesa, o Festival do Japão é um prato cheio: as comidas típicas de cada província poderão ser encontradas nos 53 estandes do evento!

Chubu é a região central da principal ilha do arquipélago japonês. Localizada entre três regiões diferentes, abrange nove províncias – Aichi, Fukui, Gifu, Ishikawa, Nagano, Niigata, Shizuoka, Toyama e Yamanashi – e traz suas peculiaridades e culinária típica para a praça gastronômica do 19º Festival do Japão!

A província de Aichi vai participar do evento com o missô kushikatsu – espetinho de frango ou carne empanado – servido com molho de missô, pasta de soja fermentada típica da região, ingrediente presente também no Nikomi udon – ensopado com udon e temperado com o missô. De sobremesa, o estande servirá o tradicional e exótico sorvete de matchá (chá verde) e o matchá choux cream (carolina japonesa de matchá).

Os destaques de Fukui são o etizen oroshi soba – macarrão típico de trigo sarraceno com caldo frio – e o teppan yakissoba – versão grelhada do macarrão –, além dos clássicostempurálamenudon (macarrão com caldo quente), inarizushi (arroz envolto em tofu frito) e sushi.

O cardápio de Gifu também estará variado e apetitoso! Para quem gosta de churrasco, haverá shimeji com bacon – espetinho de cogumelo com bacon grelhado – e, para os mais tradicionais, sanmá (peixe) grelhado. Entre as opções de pratos estão também o tako yaki e lamen. A sobremesa fica por conta domitarashi dango – espetinho de massa de arroz com feijão doce.

Ishikawa oferecerá o hijiki okowa – arroz temperado com alga hijiki – e gyudon – arroz com carne cozida no molho de soja. O cardápio de doces terá duas opções: o tradicional sakura mochi – bolinho de arroz com doce de feijão e folha de cerejeira – e o sanshoku ohagui – doce de arroz com feijão azuki.

Da província de Nagano, serão servidos o shiitake gohan – risoto de cogumelo japonês shiitake – e onozawanazuke – conservas japonesas, além de pastel, hana ume (conserva de vinagreira) e dorayaki(doce recheado) de sobremesa.

De Niigata, os visitantes do Festival do Japão poderão provar o mochi – e an mochi – mochi recheado com feijão azuki  doce. Haverá ainda sake e a venda de produtos típicos da província.

No cardápio de Shizuoka, o sukiyaki don – prato quente de carne e verduras grelhadas com arroz – satisfaz os paladares mais exigentes! Para acompanhar, haverá também gyozaoshiruko (caldo doce de feijão).

O sukiyaki don estará presente também no estande de Toyama, ao lado do korokke (croquete japonês), tempurá de legumes, ebiten (tempurá de camarão) e doces.

A comida típica de Yamanashi é o Houtou – a “sopa dos samurais” leva diversos ingredientes, entre os quais macarrão de udon, vegetais e temperos especiais. Serão oferecidos também o nikuman – pão chinês no vapor com recheio de carne e/ou vegetais –, tonkatsu kare raisu – prato quente de arroz com curry japonês e tonkatsu (milanesa de porco), lamen e ichigo daifuku (massa de araruta com recheio de morango e feijão doce).

Se você não quer perder a oportunidade de experimentar esses pratos típicos da culinária típica de cada província japonesa, nos dias 08, 09 e 10 de julho no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, no 19º Festival do Japão!

 

SERVIÇO

19º FESTIVAL DO JAPÃO
Data: 08, 09 e 10 de julho de 2016
08/07 – 12 às 21 horas
09/07 – 10 às 21 horas
10/07 – 10 às 18 horas
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo

Ingressos: R$ 20 (antecipado*), R$ 23 (no dia)
Entrada gratuita para crianças até 8 anos e idosos acima de 70 anos

*Ingressos antecipados em pontos de venda oficiais (consulte a lista aqui: http://goo.gl/dxoFYQ)

 

Realização:
Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN
Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569
Rua São Joaquim, 381, sala 51, 5º andar, Liberdade, São Paulo – SP
CEP 01508-001
E-mail: secretaria@festivaldojapao.com

Tags: , , , , , , , , ,