Festival do Japão

[Wakayama] Viagem a Peru

No dia 30 de setembro um grupo de 7 membros da Wakayama Kenjinkai do Brasil chegou no Aeroporto Jorge Chaves, em Lima, por volta das 10:40h local. No portão de saída fomos recebidos por uma comitiva de diretores e conselheiros que nos aguardava. Eram eles: Ricardo Kosaka (conselheiro), Carlos Saito Saito (conselheiro), Sergio Sato (presidente), Alfredo Sakata (conselheiro), Victor Matsushita (conselheiro), Juan Inagaki Henna (conselheiro) e Marco Tamura (conselheiro). Logo depois chegou também a delegação do Governo de Wakayama composto pelos senhores Hiroyuki Tsui (diretor executivo para assuntos internacionais) e Morihiko Sakaki (chefe de setor da divisão de assuntos internacionais).

À noite a comitiva foi recepcionada no Restaurante Tzuru, onde foi servida a comida japonesa-peruana. Participaram também nessa ocasião os membros da delegação japonesa, além das esposas dos anfitriões.

No dia 1 de outubro, no período da manhã, o grupo brasileiro visitou o Museu Antropológico onde eram expostos objetos feitos pela civilização pré-colombiana naquele país e depois visitou o Museu Larco onde havia também muitas peças de artesanato da civilização pré-colombiana. O grupo almoçou no Restaurante “Katana”, um dos restaurantes que fica na Associação Peruana Japonesa. Depois do almoço ainda foi visitar a ruina de Huayamarco que fica na cidade de Lima. À noite, foi realizada a cerimônia de comemoração dos 25 anos de fundação da Peru Wakayama Kenjinkai em grande estilo num luxuoso hotel em Miraflores.

No dia 2 de outubro, no período da manhã foi realizado um mini seminário para discutir sobre o futuro dos Kenjinkais na América do Sul. Participaram os representantes da Argentina, Brasil e Peru. A reunião foi proveitosa e ficamos cientes que apesar das mudanças que ocorrem com o passar do tempo é importante preservar a cultura de Wakayama e esforçar para a continuidade das nossas Associações. O almoço foi no Restaurante “Panchito” onde foi servida comida típica peruana. Depois do almoço o grupo brasileiro ainda fez um passeio turístico pelo centro de Lima até o anoitecer.

O retorno se deu no dia 3 de outubro logo após o café da manhã. Foi uma viagem encantadora e inesquecível. Agradecemos de coração aos nossos amigos peruanos pela atenção e hospitalidade que nos deixou emocionados. Até o próximo encontro!

Tags: