Festival do Japão

[Wakayama] Relatório de Viagem ao Japão

Por José Shinichiro Taniguchi

No dia 25 de setembro houve a Assembleia Geral Extraordinária para aprovação da realização da Cerimônia Comemorativa do Centenário da Imigração do Povo de Wakayama ao Brasil, no próximo ano. A Assembleia votou por unanimidade pela realização da cerimônia incluindo também o Culto Religioso. Assim sendo, foi aprovada por consequência a ida do presidente José S. Taniguchi ao Japão a fim de convidar o Governador e demais autoridades de Wakayama.

O presidente Taniguchi partiu na noite do dia 10 de outubro rumo a Osaka via Houston e San Francisco. Chegando a Osaka na tarde doo dia 12, Aeroporto de Kansai, a comitiva de Wakayama composta pelos Srs. Hazama, Sakaki e Kumeyama já aguardavam pela chegada do presidente que em seguida foi conduzido até o Hotel Gran Via Wakayama onde se hospedou por dois dias. Após fazer o check in no Hotel, a comitiva foi até um restaurante japonês de nome “Yebisu”. Lá compareceram também o Sr. Hiroyuki Yamada, ex-chefe do Departamento de Relações Internacionais de Wakayama e o Sr. Tsui, Diretor de Planejamento da Província de Wakayama.

No dia 13 às 11:00h, conforme previsto, Taniguchi foi recebido pelo Governador Yoshinobu Nisaka e às 11:30h pelo Vice Presidente da Assembleia Legislativa, Sr. Hajime Hattori. Taniguchi convidou a ambos para a Comemoração do Centenário a ser realizado em 2.017. Quando o Governador perguntou quando seria, Taniguchi respondeu que ainda não estava marcada a data e que a data seria marcada pelo Governador a seu critério numa ocasião em que ele pudesse viajar para o Brasil. Taniguchi disse ainda que além dele estavam com ele todos os associados uma vez que a sua viagem foi aprovada em Assembleia. O Governador disse que poderia ser entre meados de outubro a meados de novembro de 2.017. Taniguchi respondeu ao Governador que retornando ao Brasil, irá verificar com a diretoria a melhor data e informar oficialmente em novembro. Deixou a data de 12 de novembro, em princípio, para ser confirmado a posteriori.

À tarde do mesmo dia esteve na Universidade de Wakayama acompanhado pelo Sr. Osamu Hazama, tendo encontrado com os professores Ayako Nagatomo e Hyuga Noda. Encontrou ainda com a Coordenadora de Turismo Internacional, professora Kazue Nakamoto.

À noite houve a recepção pela Associação de Intercâmbio entre Wakayama e países das Américas Central e do Sul onde reuniram cerca de 30 associados. No dia seguinte, visitou a WIXA’S, Fundação Wakayama que concede a “Experiência de Convívio Familiar” durante três semanas a jovens brasileiros e de outros países para onde emigrou o povo de Wakayama. Lá foi recebido pelo seu diretor presidente, prof. Naohisa Kashihata e demais funcionários, incluindo a Sra. Chinatsu Matsuo, quem troca correspondência conosco. Nessa ocasião, recebeu do Governo de Wakayama, através do Sr. Sakaki e junto com o prof. Kashihata, o mascote “Kii-chan” para servir de atrativo no box da Wakayama Kenjinkai do Brasil no próximo “Festival do Japão”. 

 No mesmo dia, Taniguchi tomou o trem expresso “Kuroshio 15” e chegou a Tanabe no final da tarde onde foi recebido pelo casal Mutsumi Masago e foi levado até o Hotel Tanabe Harvest onde ficou hospedado por mais dois dias. À noite, acompanhado pelo casal Masago foi até o Centro Cultural de Kamitonda, onde foi recebido pelo prefeito de Kamitonda, Sr. Koide e sua esposa, assim como pelo irmão do nosso Conselheiro Fiscal, Sr. Keisuke Taira, e sua esposa.

No dia 15 de outubro entre 9:00h e 10:00h houve uma pequena reunião com 5 diretores da Associação de Intercâmbio entre Wakayama e países das Américas Central e do Sul (Regional Sul de Wakayama) e entre 10:00h e 11:00h houve um encontro social com o Vice Prefeito de Tanabe, Sr. Fukuda,  porque o prefeito encontrava-se ausente. E por ser sábado, e a Prefeitura estar fechada, ele veio até o hotel Harvest junto com o chefe de Administração Geral de Tanabe, Sr. Mitsuhiro Maekawa. Às 11:00h acompanhado do Srs. Fuke, Masago e sua esposa foi até a cidade de Honmiya e visitou o patrimônio da humanidade “Templo de Kumano”. Depois do almoço visitou o Sr. Marcos Tanaka que é monge do Templo Budista “Ryusenji”. O Marcos, na sua juventude foi aluno da Escola Técnica Federal de São Paulo onde o presidente Taniguchi foi seu professor. Às 19:00h a regional de Kinan da Associação de Intercâmbio de Wakayama com países das Américas Central e do Sul ofereceu uma recepção ao presidente Taniguchi num restaurante em Tanabe.

No dia 16 de outubro, depois de ter cumprido com os encontros programados, Taniguchi despediu-se do casal Masago e foi para Kaseda, na região norte de Wakayama para encontrar com os parentes. No dia 17 de outubro embarcou no avião de volta para o Brasil chegando no dia 18 à noite.

 

Tags: