Festival do Japão

Benron Taikai

9° Benron Taikai – Concurso de Oratória em japonês

A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN) e o Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ) simultaneamente realizaram o 9º Concurso de Oratória (Benron Taikai) e o 36º Concurso de Oratória em Língua Japonesa São Paulo (Concurso de Oratória), a qual foi realizada no dia 27 de Setembro de 2015, no auditório da Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil.

No ano a qual foi comemorado os 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil, o Kenren planejou realizar mais uma atividade e propôs o Benron Taikai. Esse concurso teve como objetivo formar e educar os talentosos para expandir a cultura japonesa, contribuir para o desenvolvimento e prosperidade do Brasil e também a oportunidade de oferecer aos jovens não só o exercício da língua, mas divulgar a importância da língua japonesa.

Nesta edição, reuniram 32 participantes, dentre eles 16 do Benron Taikai e 16 do Concurso de Oratória (divididas em 2 Grupos, classe “A”- conhecimento da língua japonesa equivalente ao nível N-2 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa e classe “B” – conhecimento equivalente ao nível N-4 d N-3 da mesma prova). No auditório, familiares e amigos somavam um público de 140 pessoas atentas ao concurso.

Em comemoração aos 120 anos de Tratado de Amizade entre o Brasil e Japão, diversas atividades foram efetuadas, sendo o Benron Taikai e o Concurso de Oratória uma das atividades incluídas.

O tema do Benron Taikai desta edição foi “Minhas raízes” onde os premiados foram: 1º lugar – Elthon Minoru Honda, 2º lugar – Ryoji Horita e em 3º lugar – Mei Kawaehara.

O tema do Concurso de Oratória foi livre e os premiados da Classe B foram: 1º lugar – Rafael Hideo Yokotobi, 2º lugar – Gabriela Yukari Nishikawa e em 3º lugar – Thiago Kiyoyuki Hirose. Da classe A foram: 1º lagar – Maria Julia Fujiwara Tobase, 2º lugar – Bruna Ayumi Ouba e em 3º lugar – Ederson Kazuo Nakahara. O prêmio foi oferecido pelo patrocinador Global Agencia de Viagem, na qual somos muito gratos.