Festival do Japão

Festival do Japão

18º Festival do Japão celebrou os 120 anos da amizade Brasil-Japão

A 18ª edição do Festival do Japão, considerado o maior evento de cultura japonesa do mundo, foi realizada no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, de 24 a 26 de julho, reunindo público de 150.000 pessoas para comemorar os “120 anos de Amizade Brasil- Japão”.

Dividido por áreas, o Festival do Japão trouxe diversão para toda a família, com oficinas gratuitas de artes japonesas, exposição de ikebana (arranjos florais), cerimônia do chá, e shows no Palco Principal e Palco Bon Odori, com atrações nacionais e artistas internacionais, com destaque para o grupo Bugakuza, trazido pela Fundação Japão, e o grupo Igaryuu Ninjya Shudan Ashura, convidado pela Associação Mie Kenjin do Brasil. No Palco Bon Odori, a proposta foi misturar a cultura brasileira e japonesa, mostrando um diálogo artístico entre Brasil e Japão.

Um dos sucessos do evento foi o “Pavilhão Japonês”, que reuniu entidades representantes do governo japonês como JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), JETRO (Japan External Trade Organization), MAFF (Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries), Fundação Japão, Consulado Geral do Japão em São Paulo e JNTO (Japan National Tourism Organization), para comemorar os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, tema do evento deste ano.

“Sem dúvida, esse espaço foi um acerto. Na abertura, contamos com a presença do embaixador do Japão, Kunio Umeda, e de diversos representantes dos ministérios convidados para o evento, mostrando que nosso Festival do Japão está repercutindo junto ao governo do Japão. Cabe ressaltar que o Pavilhão ofereceu uma programação inovadora, atrativa e repleta de novidades. Esperamos que esse espaço continue nos próximos anos”, comenta o vice-presidente da Comissão Organizadora do 18º Festival do Japão, Toshio Ichikawa.

Outra atração em destaque foi o Miss Nikkey Brasil, concurso com premiação da descendente de japoneses mais bonita do Brasil. Foram cerca de 30 candidatas vindas de todo o país para disputar a coroa. Suzana Yosino Simões, paranaense da cidade de Londrina, 20 anos, estudante de direito na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e maquiadora profissional, foi eleita a mais bela nipo-brasileira no concurso.

Uma das partes mais esperadas e procuradas do evento foi a Praça de Gastronomia, com as barracas das 47 províncias do Japão, representando a culinária típica de cada região, e outras de associações e entidades da comunidade nikkei de São Paulo. Nesse ano, o Festival do Japão superou um desafio, realizando o evento pela primeira vez na área interna dos pavilhões.

“Foi uma boa experiência, que agradou aos visitantes. Colocamos mais mesas na praça de alimentação, criamos as bancadas bistrô e inovamos também com a área de descanso externa, que foi criada para oferecer mais conforto ao público”, explica o vice -presidente, Toshio Ichikawa.

 

A participação do Pavilhão Japonês

Em agosto de 2014, época em que o Primeiro Ministro Shinzo Abe veio ao Brasil, o Kenren solicitou apoio e participação direta do Governo japonês no Festival do Japão. Posteriormente, a mesma solicitação foi feita novamente ao Secretário de Gabinete do Departamento da América Central e do Sul do Ministério de Negócios Estrangeiros. Finalmente, o desejo de longa data de ter o apoio e a participação direta do Governo japonês pode se tornar realidade durante a 18ª edição do Festival do Japão, fato de extrema importância para o Kenren e de grande repercussão em diversos aspectos. Assim, desejamos vida longa a essa parceria de agora em diante.

 

Patrocinadores

O Festival do Japão contou com o patrocínio master do Bradesco, e patrocínio da Brasil Kirin, Toyota do Brasil, Banco Toyota, Mitsubishi Corporation do Brasil, Honda, Denso, Subaru, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Rakuten, Mitsubishi Electric e Banco do Brasil.

O evento teve colaboração oficial do governo do Japão, com o selo oficial de evento comemorativo aos “120 anos de Amizade Japão-Brasil”, além do apoio do Ministério da Cultura, São Paulo Expo, Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo, CET, Polícia Militar, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria da Turismo do Estado de São Paulo e PROAC.

Dentre os apoiadores, destaque para Shimano, Yamaha, Azuma Kirin, Hospital Nipo- Brasileiro, Sansuy, Sakura Nakaya, Alfa, Hospital Santa Cruz, NHK World, Júlio Okubo, Hinomoto, H.I.S. Brasil Turismo e Consórcio Nacional Honda, além das autoridades políticas, Keiko Ota, Walter Ihoshi, William Woo, Hélio Nishimoto, Jooji Hato, Masataka Ota, George Hato, Aurélio Nomura e Ushitaro Kamia.