Festival do Japão

Wakayama Kenjinkai do Brasil

WAKAYAMA KENJINKAI

Bandeira da província de WakayamaFundação: 08/04/1954
Número de membros: 250 pessoas

 2015年3月に伝統のイタンニャエン敬老慰安ピクニック。約130人が参加し、好天候に恵まれ、楽しく平穏なひと時を過ごしました。同月、2014年に行った県人会創立60周年式典に来伯した県知事ご一行の答礼のため、ブラジル和歌山県人会を代表して21名が日本へ出発。観光も満喫しまし た。4月、ドウラードス支部の役員会の皆さんとの懇親会で、県人会の各支部と一丸となって意見交換したり、対談したり、同じ理想を追求する会であることを確認し合いました。イーリャ・ グランデ婦人部主催の旅行は悪天候にも関わらず予定通りのプログラムを進行して、参加した31人は楽しいひと時を過ごしました。

 

Contato:

Tel/Fax: (11) 3209-6771
E-mail: wakayamakenbr@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/wakayamakenbr/

Localização:

Rua Tenente Otávio Gomes, 88, Aclimação, São Paulo, SP, CEP 01526-010
(Próximo ao Metrô São Joaquim – 15 min. andando)

 

A evolução da (Associação) Wakayama Kenjinkai do Brasil

Os imigrantes procedentes de Wakayama começaram chegar ao Brasil 8 anos depois da primeira leva de imigrantes que vieram com o navio Kasato Maru em 1.908 e é estimado em 1.600 famílias totalizando cerca de 6.000 pessoas que deixaram as suas marcas neste país.

A fundação da Kenjinkai se deu no mês de abril de 1.954 na região central de São Paulo, sendo o seu primeiro presidente o Sr. Guisuke Takenaka.

Foto histórico dos fundadores da Wakayama Kenjinkai do Brasil

Foto histórico dos fundadores da Wakayama Kenjinkai do Brasil

Sr. Gisuke Takenaka

Sr. Gisuke Takenaka

Na fase inicial o número de associados era pequeno, destacando-se os senhores Masakazu Matsushita, Fumitomo Maezono, Shuitiro Oki, Shujiro Oki, Tatsuzo Murakami, Tadashi Takenaka, Sei-Iti Takeda, que ocupando cargos de presidência e assessores, montaram o primeiro Regulamento da Associação dando início ao seu funcionamento. Logo depois, deram a denominação japonesa de “Zaihaku Wakayama Kenjinkai Rengokai” (Federação das Associações Wakayama Kenjin no Brasil) cujo objetivo era estreitar os laços de amizade entre os associados e principalmente, dar assistência aos imigrantes oriundos de Wakayama.

Com o falecimento do Presidente Takenaka em junho de 1.965, o então VicePresidente Sei-Iti Takeda foi conduzido à Presidência.

O Sr. Takeda atuava firmemente na campanha de receber os imigrantes para as fazendas próximas de Bauru, no Estado de São Paulo, chegando a enviar imigrantes até para fazendas de brasileiros. Por motivos particulares deixou a presidência depois de 2 anos.

Sr. Shoiti Wada

Sr. Shoiti Wada

Em junho de 1.967 o Sr. Shoiti Wada foi eleito o terceiro presidente na Assembleia Geral Ordinária que ocorreu naquela ocasião.

Durante a vinda a São Paulo do Governador de Wakayama Sr.Masao Oohashi em 1.973, o Sr. Wada justificou a necessidade de se ter uma sede para a associação. Com isso obteve a sua concordância para compra de um imóvel com verba do Governo de Wakayama.

Nessa ocasião, como já se tinha definido o imóvel que estava em fase de negociação, a compra foi imediata, seguido de reformas e adaptações. No ano seguinte, o Vice Governador Sr. Tetsuo Nakazawa visitou por ocasião da inauguração da sede em 5 de maio de 1.974, trazendo consigo uma muda de “Ubamekashi”, árvore símbolo de Wakayama, tendo permanecido até o final da cerimônia dispensando o seu grande apreço em nome do Governo de Wakayama.

Em fevereiro de 1.979 durante a Assembleia Geral Ordinária, o Sr. Toshimitsu Ajimura foi eleito o quarto presidente e permaneceu durante 16 anos no cargo até 1.995 quando deixou a presidência. Fez importantes atuações nesse período, tendo realizado os festejos comemorativos de 25, 30 e 35 anos de fundação convidando o Governador e os deputados provinciais nessas ocasiões. Para retribuir a visita deles, organizou caravanas para visitas oficiais mantendo um intercâmbio salutar com a província mãe.

É digno de destaque o último evento de sua gestão que foi a festa dos 40 anos de fundação. Em julho de 1.994, o presidente Ajimura reuniu 55 associados para visitar prioritariamente a Exposição Resort Mundial, organizado pelo Governo de Wakayama cujo local foi denominado “Marina City” em Waka-no-Ura. Os visitantes puderam apreciar detalhadamente todos os recantos do parque temático correspondendo aos anseios dos anfitriões.

Em 1.966 o Governo de Wakayama iniciou o programa de Bolsas de Estudos e em 1.978 foi criado o Curso de Treinamento para Técnicos do Exterior em diversas modalidades, não só na área do futuro promissor da Agricultura brasileira, mas também em outros campos como da Política e Economia preparando neste período, mais de 90 bolsistas contribuindo para o desenvolvimento do Brasil através de formação de destacados profissionais.

Tendo cumprido com muito sucesso as festividades comemorativas do 40º ano de fundação, o presidente Ajimura deixou com glórias a sua administração em março de 1.995 sendo substituído pelo seu sucessor Sr. Mitsuo Jisaka, um imigrante de pósguerra e próspero empresário na agricultura, tornando-se o quinto presidente da Associação estando atualmente no seu comando.
(Até aqui – Traduzido do texto manuscrito em japonês pelo Sr. Yoshinori Kihara, Primeiro Vice-Presidente na época)

Sr. Mitsuo Jisaka

Sr. Mitsuo Jisaka

O Sr. Mitsuo Jisaka atuou como presidente entre 1.995 e 2.005 num período de 10 anos. Assumindo a presidência, a sua principal bandeira foi reconstrução da sede social.

No início houve várias tentativas de procurar um lugar mais espaçoso; mas isso acabou não resultando o efeito desejado por uma série de fatores além do financeiro.

Então, em reunião de diretoria, decidiu se pela reforma completa da sede em que praticamente, toda a construção existente foi demolida exceto os fundos onde está a cozinha e escritório, e o restante foi substituído por um novo edifício que permanece até hoje.

A sua inauguração se deu em 23 de abril de 2.000 com a visita do Vice Governador de Wakayama, Sr. Yoshihiko Takase e do Presidente da Assembleia Legislativa Sr. Toshiki Shimokawa, para comemoração do aniversário de 45 anos de fundação da Associação.

Em 31 de outubro de 2.004 foi realizada a comemoração dos 50 anos de fundação da Associação com a presença do Governador de Wakayama, Sr. Yoshiki Kimura e sua esposa Sra. Natsuko Kimura, do presidente da Assembleia Legislativa Sr. Takeshi Ogawa e mais cinco deputados provinciais.

Sr. Yoshinori Kihara

Sr. Yoshinori Kihara

No dia 30 de janeiro de 2.005, na Assembleia Geral, o Sr. Yoshinori Kihara foi eleito como 6º presidente da Associação. Sua atuação foi bastante dinâmica tendo se notabilizado pelo sucesso no Festival do Japão com a venda do “okonomiyaki”. Atuou também como Vice Presidente da KENREN, Federação das Províncias do Japão, deixando inúmeras contribuições nos seus 10 anos de mandato.

Logo depois de sua posse o Governo de Wakayama, por motivos financeiros, interrompeu o Programa de Treinamento para jovens profissionais do Exterior. Em seu lugar, foi iniciado o Programa de Experiência de Convívio Familiar para Jovens promovido pela Associação de Intercâmbio Internacional de Wakayama.

Em 8 de novembro de 2.009 foi realizada a comemoração dos 55 anos de fundação com a vinda do Governador de Wakayama, Sr. Yoshinobu Nisaka, do Presidente da Assembleia Legislativa Tamihiro Tomiyasu e mais quatro deputados provinciais.

Sr. José Shin-Ichiro Taniguchi

Sr. José Shin-Ichiro Taniguchi

Em 27 de abril de 2.014 foi realizada com grande sucesso a comemoração dos 60 anos de fundação com a vinda do Governador Yoshinobu Nisaka, do Presidente da Assembleia Legislativa Sr.Masahiko Yamada e mais nove deputados provinciais, além de 8 funcionários do Governo, 17 membros da missão comercial, povo de Wakayama, totalizando 75 visitantes do Japão.

Na Assembleia Geral ocorrida em 1° de fevereiro de 2.015 o Sr. José Shin-Ichiro Taniguchi foi eleito o sétimo presidente da Associação. É também o primeiro presidente nissei da Associação. (Texto de José Shin-Ichiro Taniguchi)